segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Curso de Formação do CEBI-MS (Centro de Estudos Bíblicos) em Campo Grande/MS




Tive a oportunidade e a grata satisfação de participar do Curso de Formação do CEBI-MS que aconteceu entre os dias 24 e 26 de agosto em Campo Grande/MS. Antes de falar do Curso segue abaixo um pouco sobre o CEBI:

“A disseminação do conteúdo da releitura bíblica, a partir da aplicação do mesmo, marcaram a primeira etapa da caminhada. Isso não significa, todavia, que o método estagnou. Ao contrário, a cada etapa da caminhada, são descobertas novas facetas e novos ângulos. E a fidelidade ao método exige a permanente abertura às novidades que a luta revela. Foi, dessa maneira, que a releitura integrou, por exemplo, a análise literária da Bíblia, a análise sociológica, a leitura espiritual, a leitura orante, a leitura feminista, a leitura étnica, a leitura a partir do cotidiano, a leitura que leva em conta as relações interpessoais...”

Esse curso de formação em especifico foi baseado nas duas cartas paulinas a comunidade de Corinto fazendo uma analogia às questões urbanas presentes em nossa realidade e nossas comunidades. Para quem tiver interesse nos textos estudados vale a pena conferir!
Temas e textos para estudo:
1 Cor. 1-7 e Fil. 1,27-30 – crises e conflitos dentro da comunidade: A vida como ela é! O evangelho e as conflitividades do mundo urbano
1 Cor. 8-10; 11,20 e Rm. 12,1-2 - Diversidade religiosa e relações ecumênicas no contexto urbano. Conflitos e Tensões
1 Cor. 11, 17-34 e 2 Cor. 8-9 – dois exemplos em conflito no interior da comunidade de Corinto: Práticas de Individualismo que gera morte e práticas solidárias que geram vida.
1 Cor. 11 2-13 e 12,12-29 e Rm. 12, 3-8 e 1 Cor. 3,16-17 – Ordem e des -ordem na Igreja e na sociedade - corpo eclesial e corpo social.
Em suma, o CEBI é uma experiência transformadora e que abre novas perspectivas e um olhar crítico sobre a realidade e o que a Bíblia nos diz. Conheça mais sobre o trabalho do CEBI em: www.cebi.org.br
Por: Adriano Tiossi da Silva  

Nenhum comentário:

Postar um comentário